sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ser voluntário, mas não da Copa!

Tenho lido muitas críticas quanto ao programa de voluntários da Copa do Mundo, que está reunindo cerca de 15 mil brasileiros para trabalharem durante o evento. Tudo bem que talvez isso seja bom para o currículo de quem vai participar do programa, mas eu acho frustrante. 

Nós temos cerca de 400 mil ONGs no Brasil, e apesar de saber que boa parte delas não exerce um trabalho sério, também sei que as que se empenham realizam uma obra transformadora. Mas sabe como é complicado para essas organizações conseguirem um trabalho voluntário de qualidade, ou doações o suficiente para realizar grandes projetos? É muito complicado manter um sonho vivo quando estamos em um país de consciência social tão falha. 


Os argumentos para não ajudar, geralmente são os mesmos:

"O Governo Federal tem programas que ajudam os necessitados. Eu não sou ajudado por ninguém e tenho que trabalhar duro. Não tenho tempo pra ajudar." 


Uma sociedade que pensa que o Governo é o único responsável por ajudar, não vai chegar muito longe. Se todo mundo ajudasse todo mundo (que realmente precisa), o país e o mundo seria indiscutivelmente melhor. 


"Essas ONGs aí são todas de lavagem de dinheiro. Não confio!"

Sabia que você pode conhecer, e exigir prestação de contas de qualquer ONG? Sabia sim, mas é mais fácil justificar usando os maus exemplos. 

"Temos que ajudar mesmo, mas no momento estou muito ocupado e no futuro pensarei nisso."

Um sábado do seu mês já é o suficiente pra mudar a vida de alguém, e muito. E você também sabe disso. 

Tendo dito tudo isso, eu realmente preciso dizer o quanto me incomoda o fato da FIFA conseguir cerca de 15 mil pessoas para trabalhar de graça em um evento mal elaborado e sobrecarregado de injustiça social, ao passo em que crianças com Câncer, desabrigados, pessoas perseguidas por causa de sua fé, necessitados de doação de sangue, órfãos, deficientes intelectuais e físicos, famintos e animais abandonados encontram tanta dificuldade pra conseguir ajuda. 

Escrevi esse post recentemente sobre a Dram´NGO, que pretende ajudar as organizações no trabalho de comunicação, e isso é ótimo, pois a falta de informação é grande parte do problema. 

Não adianta ficar criticando o governo o tempo todo, se agirmos com as mesmas prioridades que ele. A mudança começa em nós, e isso é muito mais do que uma frase de efeito. 

Vou deixar o link de como ser voluntário dos projetos com os quais trabalho e que conheço pessoalmente ou indiretamente e sei que são sérias. Veja se algum deles é interessante para você, e se informe também. 


Nome: Fundação Abrinq - Save the Children
Área: Direito das crianças e adolescentes


Nome: Missão Portas Abertas
Função: Ajudas cristãos perseguidos ao redor do mundo
Nome: Instituto Olga Kos
Área: Inclusão Cultural de pessoas com deficiência intelectual 

Nome: Médicos sem fronteiras
Área: Ajuda médica e humanitária à pessoas em situação de risco

Nome: Sonhar acordado
Função: Projetos de desenvolvimento social para crianças de baixa renda

Nome: Doutores da Alegria
Área: Leva humor (e alegria) à pacientes de hospitais

Nome: União Internacional Protetora dos Animais
Área: Ajudar animais abandonados
capture-20130613-170924

Não se identificou ainda? Acessa o Atados e eles acham um projeto que seja sua cara. Eles reúnem as ONGs que estão precisando de voluntário e te colocam em contato com quem precisa. 

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário