segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manifestações durante a copa

As manifestações que estão acontecendo durante a copa tem chamado a atenção do mundo, para um Brasil democrático e cheio de liberdade de expressão (às vezes né?). Mas quero falar hoje de uma manifestação mais do que relevante. 

No último sábado, dia 14 de junho, foi celebrado o Dia de Evangelização Global (GODbr). Acredito que tenha sido impactante aqui no nosso país, pois estamos recebendo o mundo todo durante a copa. Tive a oportunidade de participar com minha turma da EMU (Escola de Missões Urbanas) do JocumSampa, em uma ação que aconteceu na Praça da Sé, junto com vários outros grupos. 


Foram realizados diferentes tipos de abordagem como abraços grátis, peça, dança e entre elas, realizamos a distribuição do material contra exploração sexual que está rolando nos impactos. Se trata de um cartão vermelho com a frase "Exploração Sexual é crime! Denuncie! Disque 100", em vários idiomas. Isso nos dá a oportunidade de abordar várias pessoas para explicar sobre o problema no Brasil. 


Achei muito bem elaborado esse cartão, e fiquei super feliz por saber que foi uma iniciativa da igreja (não templo, pessoas). Afinal de contas, aquele primeiro capítulo da carta de Tiago ensina o cristão a ser ativo contra os problemas sociais, e não alguém que frequenta um templo pra cantar e pronto, certo? 

A vereadora Patrícia Bezerra também divulgou hoje no seu perfil do Facebook, um jornal muito bom para quem quer entender melhor o problema, então acho muito legal para ler e divulgar. 


Duas frases mexeram muito comigo nesse sábado. A primeira foi do líder da EMU, o Marcelo, que disse pra turma algo tão óbvio, mas que eu nunca tinha parado pra refletir: Atividade espiritual, não é o mesmo que disciplina espiritual. A gente canta, prega, dança, evangeliza, participa de impactos e tantas outras coisas, mas se isso não estiver intimamente ligado ao seu relacionamento pessoal com Cristo, vai ser só uma atividade. Tudo isso deve ser feito com o coração ligado em Deus pra não cair naquele padrão que Jesus apontou no evangelho de Mateus 15:8, dizendo "Esse povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está distante de mim". Se enquadrar nesse grupo deve ser muito triste.

A segunda, foi durante o evangelismo na Sé quando encontramos um grupo de chineses que nos pediram para tirar uma foto deles. Fomos falar de Jesus, quando o guia do grupo disse algo que eu não entendi, e depois a Natália que estava comigo, explicou, dizendo "Você não viu? Ele disse que chinês não conhece Jesus". A gente vive ouvindo e falando sobre a necessidade de divulgar o amor de Deus e do plano de salvação pro mundo, mas foi um choque de realidade ouvir de um povo que eles realmente não conhecem o evangelho. Pior do que viver onde uma religião é imposta à você, é viver condenado a não ter acesso a verdade. 

Por essas e outras eu termino esse texto com o trecho de Romanos, onde o apóstolo Paulo deixa bem claro que devemos ser uma igreja ativa na terra, e com a minha música favorita do Switchfoot: Dare you te move (Desafio-te a mover-te), pois realmente eu te desafio, enquanto me desafio! 


" [...] porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "

Romanos 10:13-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário