segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sobre a Copa do Mundo, Greves e Ignorância

Eu só acho que as pessoas deveriam ler mais e procurar entender um pouco mais de política antes de formar qualquer opinião. Em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sedear a Copa de 2014, a grande maioria da população ficou feliz, e mal ouvíamos falar de protestos sobre as condições do país. O problema é que no decorrer dos anos, a população assistiu verbas saindo de todos os lados para construção de estádios e tudo mais, quando ouviu durante tanto tempo que não se tinha dinheiro o suficiente para melhorar departamentos essenciais como saúde, segurança e educação. 

Saber que essa copa saiu mais cara do que as duas últimas SOMADAS, e que a FIFA está obtendo um lucro recorde em um país onde a região nordeste é devastada pela miséria, fome e sede não é aceitável em lugar nenhum, então é mais do que óbvio que não se tem muito o que discutir. A culpa é do PT? Do PSDB? Da FIFA? Do povo? Na minha opinião, a culpa é do Cabral, do Dom Pedro, da Ditadura Militar, da corrupção e da negligência política e popular que acontece há anos. 

Tendo dito tudo isso, sigo informando que eu não sou contra o futebol, sempre torci pelo Brasil nas copas, gosto de ver a criançada pintando a rua aqui de casa e enchendo tudo com bandeiras e fitas verdes e amarelas e não estou jogando a culpa na seleção. Mas é impossível fechar os olhos pra toda injustiça e se limitar a assistir o jogo comendo pipoca sem protestar. 


Daí as coisas só pioram quando:
- Metroviários fazem greve e são marginalizados.
- Jornalistas cobrem protestos e são marginalizados.
- Povo saí na rua e é marginalizado.
- Polícia militar é mais símbolo de guardas do governo do que protetores da população. 

Além de tudo, a mídia tem sido EXTREMAMENTE PARCIAL quando publica títulos absurdos como esses abaixo, onde logo no título já joga fora o direito à greve.

"Cerca de 60 funcionários do Metrô que estabeleceram o caos em SP são demitidos, diz secretário


"Trabalhadores do metrô de São Paulo ignoram decisão judicial e mantêm greve"


Fora as matérias de telejornais que apresentam salários de metroviários com mais de 30 anos de empresa pra induzir a população a pensar que a greve é abusiva. Catraca livre pra não prejudicar a população o governo não quer né? rs É tudo piada pronta. A copa vai começar quinta de qualquer jeito. Como vai ser, eu não sei. Só sei que é uma ótima oportunidade pra protestar e fazer valer o título de democracia que temos. Outra ótima ideia é aproveitar pra fazer algo bom e mostrar as coisas boas do país pra tirar a impressão de país de carnaval, futebol e mulher nua que temos. Pra isso você pode participar de movimentos cujo o foco não é futebol, como o Impacto evangelístico na Abertura da Copa no ItaquerãoVocê também pode protestar da sua casa no Evento do Facebook chamado "Vaiar o discurso da Dilma na TV". Achei engraçado+pacífico. Enfim, te desejo uma boa copa mas não uma copa conformada. Vai ter copa sim, mas isso não quer dizer que todo mundo apoia o fato dela ser realizada aqui, nessa situação insustentável. 

E claro, só pra concluir, achei essa frase o máximo pra quem é cristão e quer fazer a diferença nesses dias ruins: 

2 comentários: