quinta-feira, 26 de junho de 2014

Quebrando a rotina

Tive uma crise terrível de Labirintite em 2011, e depois de sete dias em repouso, me desesperei quando escrevi como era voltar para minha antiga rotina:

- 5:3o - Acordar;
- 5:40 - Acordar de verdade;
- 5:50 - Acordar de verdade sem deitar de novo;
- 5:55 - Tomar banho;
- 6:15 - Sair do Banho e colocar uma calça jeans, camiseta, allstar e todas as blusas;
- 6:30 - Estar pronta para sair de casa;
- 6: 45 - No máximo pegar meu ônibus onde ninguém vai me deixar sentar;
- 7:45 - Chegar no serviço e tomar café;
- 8:00 - TRABALHO;
- 12:00 - ALMOÇO;
- 13:00 - TRABALHO;
- 18:00 - Início de processo de recuperação do estado humano criativo.


Digo Freitas

Você sabia que as pessoas que trabalham em escritórios com um serviço rotineiro sem tomar decisões que mudam, realmente, alguma coisa na vida de alguém, acabam prejudicando seu intelecto humano criativo e alimentam o humano mecânico?

Tem um trabalho que fala sobre isso. É da aluna de Educação Física na Universidade Santa Catarina, Tatiana Piucco. Nele você entende o que acontece com a nossa sociedade cheia de trabalhadores. Para ler clique aquiAchei legal pra dar uma base porque tem as referências e tudo, mas também acredito que todo mundo sabe disso, não? 

Estou trabalhando em casa há cerca de um ano. É claro que dependendo da sua profissão, demora um pouco para receber aquele tão sonhado valor mensalmente, mas o fato é que não tem comparação em qualidade de vida. 

Hoje eu tomo o meu café (e não de máquina) na hora que acordo, adotei uma cachorrinha pra amar, posso arrumar meu horário pra passear no meio do dia, faço meu devocional, posso trabalhar a noite quando estou sem sono para adiantar a meta do outro dia, faço o jantar para o meu marido e separo um tempo para estudar o que preciso. 

Apesar das limitações, meu sonho é me estabilizar nessa vida. Também aceito ser contratada, mas meu desejo é de um trabalho na minha área profissional, perto de casa e de meio período. Assim manteria as principais vantagens de home office. Mas é claro que tem as desvantagens, pois em certos dias o relógio não colabora. 

Atualmente estou aprendendo mais sobre AdWords e MKT Digital para poder tirar meu certificado do Google. Também estou aprendendo Espanhol online para viabilizar alguns sonhos pessoais. Tenho meu blog para manter atualizado, e outros onde sou criadora (você pode saber quais são na página "Pra quem escrevo"). Sou dona de casa, voluntária em duas organizações, tenho essa cachorrinha que me olha constantemente pedindo atenção, e eu não resisto. Tenho meus ministérios de dança, de música e de crianças. Além disso, é claro, tenho meu trabalho que deve ser realizado antes de qualquer atividade. Se você acha que vai ser fácil organizar a sua agenda trabalhando em casa, vou avisando que a última palavra que vai usar durante essa tarefa, é "fácil". 

Mas no final de tudo, tem valido a pena ter abraçado a dificuldade, pois só assim aprendi na prática a minha profissão. Muitas vezes é melhor investir mais no futuro. E acreditem ou não, acho que essa música tem tudo haver com quem decide se arriscar. Eu gosto de Sandy, me julgue! rs. 


"Eu disse sim pro mundo
Eu disse sim pro sonhos
E pra tudo que eu não previa
Sim pro inexplicável
Eu disse sim, eu caso
Eu disse sim pra tudo que eu podia
E eu podia mais do que eu sabia"





Foi por isso decidi dar algumas pequenas dicas e indicar uns sites que podem te ajudar a quebrar sua rotina, se quiser abraçar o desafio. 

Ajudinha

Aqui eu vou falar sobre três dicas que servem pra mim. Como sei que podem servir pra você também, não custa compartilhar, mas já vou avisando que não tem garantia nenhuma de funcionar. rs 

Por mais que você odeie, usa uma agenda
Se você, como eu, já deixou várias agendas pela metade, mude esse hábito feio. Se você não tiver planejamento semanal, vai acabar se atrapalhando e pegando mais serviço do que pode. 

Tenha um portfólio independente do que faz
Se você faz artesanato, monte um portfólio. 
Se é jornalista, monte um portfólio. 
Se é fotógrafo, monte um portfólio.
Se é costureiro, escritor, publicitário... monte um portfólio. 
Dificilmente alguém vai te contratar se não souber o que você faz. O meu está aqui!

Crie um sistema de recompensas pessoal
Pode parecer bobo mas pelo menos funciona pra mim. Tem dia que a gente não quer fazer nada e tá tudo travado. Pra não ficar desmotivado, pense assim: "Quando eu terminar esse texto tomo um café", ou "Vou tomar um sol lá fora assim que terminar esses 20 produtos". Pegou a ideia? Pequenas coisas boas que te ajudam a terminar algo. Um café ou um solzinho te ajudam a esfriar a cabeça. mas muito cuidado pra não cair na procrastinação eterna. rs Ficar enrolando não vai nos levar a nada, amigos. rs

Além dessas, pesquise mais sobre a importância de ter um espaço adequado para trabalha, organizar horários, manter a casa arrumada pra ajudar a manter a mente organizada também e outras regras básicas. Os sites abaixo vão te ajudar! ;)

Sites

As próximas três dicas, são de sites que te ajudam na organização, captação de trabalhos e finanças. 

EscolaFreelancer
Esse site é bem legal pra dar dicas, divulgar materiais de apoio e tirar dúvidas pra quem decidiu se jogar nessa vida. 

Trampos.co
Eles divulgam muitas vagas para Freelancer e Home Office

ZeroPaper
Se você não tem afinidade com planilhas financeiras, e se não tem um contador, esse site pode ajudar a organizar a renda. Isso é importante pro negócio fluir!

Como eu amo o site Catraca Livre, vou deixar também o link para matéria 10 sites para quem quer ser Freelancer, que reúne ferramentas bacanas também.


O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário